29 de novembro de 2009

Ases


Os ases da aviação da Primeira Grande Guerra eram e são admirados até hoje. Acordavam sem saber se estariam vivos no fim do dia, e isso fazia com aproveitassem a vida ao máximo e da melhor forma possível.

Usavam táticas e estratégias inusitadas, e muitas vezes improvisadas de acordo com cada combate. Os alemães conquistaram inúmeras vitórias. Mas, ingleses, americanos, franceses e tantos outros não ficaram atrás. Alguns levaram anos para serem reconhecidos como heróis.

O maior mito da aviação nesse período foi sem dúvidas, Manfred Albrecht Von Richthofen, o Barão Vermelho. Entrou para o serviço aéreo em setembro de 1916 e em janeiro de 1917, passou a comandar o famoso esquadrão "Flying Circus", cujas aeronaves eram exageradamente pintadas. Morreu abatido por um inexperiente piloto canadense, atrás das linhas britânicas, em 21 de abril de 1918, quando voava em seu inconfundível Fokker tri-plano vermelho e pouco depois de ter obtido a 80ª vitória. Seu sepultamento foi uma das maiores cerimônias póstumas ocorridas naquela guerra, com honras militares.

A coragem desses aviadores era imensa e por mais que fossem em situações de guerra e insanidade temos que reconhecer, pois tudo ocorria no "olho no olho", onde o censo de sobrevivência, heroísmo e glória falavam mais forte. Alias se ser herói ou fazer algo digno é o objetivo de todo mundo, só não vale voar em caças fortemente armados para conquistar isso heim, please!

Um grande abraço a todos.

6 comentários:

  1. nem é meu objetivo ser heroina hein... XD

    aah que legal esse desenho, ficou bem legal suas navezinhas.. aviãozinhos, kero dizer...

    nem conheço esse barão vermelho.. só sei que o snoopy brinca disso, quando ele sobe na casinha dele com os oculos de voo e tal...

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaahnn agora que eu vi uns bode nos pico das montanhas.... XD
    pq?? como conseguiram subir?? onde vão parar?

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber sobre aviação. Contra pondo ao post anterior do medo, isso sim é coragem!
    Guto uma das coisas que mais adoro na sua ilustração é o estilo de pintura, como faz?

    ResponderExcluir
  4. Suas artes são inusitadas e de enorme bom gosto, Guto! Parabéns!

    Você esqueceu de falar de outro grande herói, o Capitão Boeing! Mas como o levante histórico foi impecável, gente perdoa.

    Um xêro!

    ResponderExcluir
  5. Acho legal seus desenhos só que naquela época os aviões tinham no mínimo duas asas, he, he, he ... me perdoe os detalhes

    ResponderExcluir
  6. Love it!!! Really like your style.

    Kev

    ResponderExcluir